
O nome ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA, revela os seus dois traços Dados gerais doutrinários distintivos no Cristianismo: a espera pela Segunda Vinda, universal e presencial, de Jesus Cristo e a observância do Sábado como dia de descanso e de adoração.
Contexto histórico:
A origem da Igreja radica no movimento revivalista protestante anglo-saxónico dos finais do século XVIII e da primeira metade do século XIX. A formação oficial dá-se a 21 de maio de 1863, em Battle Creek, Estados Unidos da América.
Atualmente:
Somos mais 19 milhões de crentes batizados; 25 milhões incluindo crianças e jovens.
Estamos em mais 216 países.
Contamos com mais de 78 810 igrejas e 69 213 grupos.
Em Portugal:
Presente desde 1904, através da chegada do casal de missionários norte-americanos Clarence Rentfro e Mary Haskell.
É desde 2007 uma Igreja Radicada, membro de diversas comissões interconfessionais, com mais de 116 Igrejas e Grupos e cerca de 9.300 membros batizados e uma comunidade de 12 mil pessoas.
Instituições:
-
5 estabelecimentos de ensino;
-
4 lares e centros de dia para pessoas idosas;
-
1 centro de produção multimédia;
-
4 publicações periódicas.
Texto Sagrado:
A Bíblia é considerada a única regra de fé e de prática. Um conjunto de escritos de obras de comentário à Bíblia, da autoria da sua co-fundadora Ellen White, é considerado inspirado e subordinado à Bíblia.
Todos os comportamentos e práticas contrários aos Dez Mandamentos da Lei de Deus. Restrições alimentares segundo os preceitos do livro bíblico de Levítico.
Prática:
Não existem locais, datas nem símbolos sagrados. O Sábado, compreendido biblicamente como o período de tempo entre o pôr-do-Sol de sexta-feira e o pôr-do-Sol de sábado, é considerado tempo sagrado, dedicado ao descanso, à adoração e ao serviço ao próximo.
